O Blackout é o quinto álbum de inéditas de Britney Spears. Veio após uma conturbada época da vida de Spears e com o propósito de falar justamente sobre esse período, mas de forma irônica. Teve o lançamento antecipado de 13 de Novembro para 30 de Outubro por conta de vazamentos de demos do álbum, muitas delas bem famosas entre a fanbase, como Rebellion e Baby Boy.
O álbum tem uma pegada inteiramente dançante com elementos de europop e synthpop, além do dubstep e é o mais maduro de Spears até hoje. Do Blackout, foram extraídos apenas três singles:

  • Gimme More
  • Piece of Me
  • Break the Ice

O Blackout começou a ser trabalhado durante a era In the Zone, mas com a gravidez de Britney, foi deixado para mais tarde. O processo de gravação do álbum teve produtores como Danja, J.R. Rotem e Kara DioGuardi, além de compositores como Keri Hilson. A intenção, como sonoridade, era inovar nas rádios, em boates, em todos os lugares; fazer algo que Spears nunca sequer havia feito, por isso o Blackout é tido como um verdadeiro marco na carreira da cantora. Os produtores e compositores até hoje ressaltam o profissionalismo de Britney durante o período de gravações, uma vez que nessa época, ela estava se separando de Kevin Federline e prestes a dar à luz ao seu segundo filho.
O Blackout vendeu, na sua semana de estreia, 290 mil cópias, sendo junto com o recente Britney Jean os únicos álbuns da cantora que não debutaram em #1 na Billboard 200, a parada de álbuns mais importante do mundo.

Tracklist
1. Gimme More
2. Piece of Me
3. Radar
4. Break the Ice
5. Heaven on Earth
6. Get Naked (I Got a Plan)
7. Freakshow
8. Toy Soldier
9. Hot as Ice
10. Ooh Ooh Baby
11. Perfect Lover
12. Why Should I Be Sad

Embora a qualidade do álbum ter sido aclamado pelos críticos em geral, eles duramente criticaram a perfomance de Gimme More no MTV Video Music Awards 2007, que foi um completo fiasco. "Ninguém estava preparado para o fiasco da noite de domingo, em que um apático Spears oscilou através de seus passos de dança e murmurou apenas palavras ocasionais em uma tentativa de promover o seu novo single", havia dito Jeff Leeds, do The New York Times. Entretanto, Spears lançou mais dois singles e, quando iria anunciar Radar como o quarto, decidiu abandonar o álbum para gravar o que viria a ser o seu sucessor e sua volta triunfal: Circus.

  •  Ainda sim com a desastrosa performance do VMA de 2007, Gimme More subiu para a posição #3 no Hot 100, se tornando mais um sucesso da cantora.
  • Mesmo após o fiasco, Britney voltou um ano depois à premiação para buscar os três astronautas de prata pelo clipe de Piece of Me, incluindo Video of the Year. 
  • Blackout foi barrado na Billboard 200 por conta de uma mudança nas regras de última hora.
  • Radar foi lançada no Circus justamente para cobrir o contrato de single que era para ser do Blackout.
  • Na produção, Dr. Luke e Ne-Yo não foram aprovados.
  • Por já estar trabalhando no seu sucessor, Blackout não teve tour.
  • Break the Ice não teve clipe live-action porque Spears já estava trabalhando em Circus.

Apesar de uma era conturbada e cheia de polêmicas, o Blackout e Spears, junto ao seu time de produtores e compositores, só provaram o quanto ela pode inovar em questão de sonoridade entre outros quesitos, deixando, mais uma vez, o seu marco na história da música pop e trazendo ao mainstream outros tipos de sonoridades.


Arquivo do blog

Yuri Moreira Design. Tecnologia do Blogger.

Eu curto o Blog

Estamos em todo canto

Seguidores

Espiando o blog

Procure aqui