Eis um dos posts mais esperados (para quem ama cabelos).
A umectação é FUNDAMENTAL para ter um cabelo saudável, cabe a você ter disposição para fazê-lo e também para ler essa postagem.
A umectação, ou banho de óleo, sempre foi rotina lá na Índia e isso foi sendo passado de mãe para filha, para neta, bisneta..até que o Google foi criado, e o resto desse papo já é de conhecimento geral.
Em suma, a umectação é uma massagem capilar com óleos vegetais (LEMBRE-SE: vegetais!!).
Entre tantos benefícios podemos citar que a umectação promove o crescimento capilar, realça o brilho do cabelo, repõe nutrientes, combate as temidas pontas duplas e o ressecamento das mesmas, além de reduzir significativamente o frizz.
Vale ressaltar que se você não curte ondas, saiba que a umectação acaba valorizando esse tipo de coisa, quando é realizada.
Isso acontece porque os cabelos estarão devidamente nutridos e isso ficará visível, minhas caras.
Então o que você observará?
Um cabelo mais solto, nutrido, maravilhoso e poderoso (que é o que todas nós queremos).

Ok, Laryssa, mas agora vamos as perguntas mais importantes? Yes, vamos.

Com que tipo de óleo eu posso fazer umectação em meus fios?
Qualquer óleo 100% vegetal (azeite de oliva EXTRA virgem, óleo de argan, ojon, coco, babosa, etc).
JAMAIS use óleo animal, porque nesse caso seu cabelo ficará 'ensebado' e não terá nenhuma serventia mesmo. 

Com que frequência posso/devo fazer a umectação?
EU faço 1 vez por semana, e estou sempre intercalando entre óleo de oliva extra virgem e argan, mas pretendo fazer 2 vezes por semana de agora em diante, já que ando tendo resultados maravilhosos (acho que mais do que isso acaba tendo efeito contrário haha). Obtenho ótimos resultados com ambos os óleos, mas também testarei o de coco, já que muita gente recomenda e aprova também (se eu usar, conto para vocês, obviamente).

Como fazer a umectação?
É simples. Ignore o mito de que não se deve colocar óleo na raiz, já que o intuito da umectação não é só reduzir o ressecamento das pontas, mas estimular dezenas de outras coisas que só podem ser realizadas em contato direto com o couro cabeludo.
Depois é só lavar e tá tudo ok, minha gente.

Comece umedecendo a raiz do cabelo com o óleo escolhido (não precisa encharcar o cabelo, pelo amor de Deus) e vá puxando até as pontas, massageando com carinho.
Mantenha esse ritmo de massagem (não use as unhas e sim as pontas dos dedos) por no mínimo 10 minutos (tanto no couro cabeludo, quanto nas pontas) e deixe agir por 2 horas.
Não tem segredo!
Depois basta lavar com seu shampoo habitual, nem que seja duas vezes, para sair todos os resíduos e também o cheiro do óleo (oliva mesmo é PRECISO lavar duas vezes, no mínimo, devido o cheiro forte).

Caso ainda hajam dúvidas, basta dar uma assistida rapidinha no vídeo abaixo:

Quem me segue no Instagram pode acompanhar sempre o resultado das umectações que faço no meu cabelo. Hoje mesmo pretendo postar uma comparação, pois fiz umectação ontem, mesmo que rapidamente, e obtive um resultado maravilhoso (novamente). 
E aí, vai fazer no seu cabelo ou já faz uso desse tipo de prática?
Compartilha com a gente.





                                                       Laryssa Carvalho é adepta
                                                               e defensora fiel da umectação.


Arquivo do blog

Yuri Moreira Design. Tecnologia do Blogger.

Eu curto o Blog

Estamos em todo canto

Seguidores

Espiando o blog

Procure aqui