Olá pessoal, essas ultimas semanas eu andei observando e pensando muito sobre os estilos musicais das pessoas. É interessante ver como nós escolhemos e nos relacionamos com esse universo musical de maneira tão intima e pessoal, não é verdade?


Bem, ultimamente tenho me deparado muito com discussões acerca de gostos musicais. De um lado pessoas que rebaixam o gosto musical, do outro pessoas que estão tão presos aos seus próprios gostos que quando abrem a mente e se aventuram em procurar coisas novas para escutar se deparam com um monte de musicas legais que estão aí há um bom tempo, mas nunca tinham conhecido.

Tudo isso me fez lembrar de quando eu comecei a gostar de música, e quando eu passei a selecionar o que eu queria escutar.
Nos primeiros anos somos sujeitados a escutar aquilo que nos é imposto por nossos pais, irmãos, família, enfim. Depois de um tempo selecionamos daquelas sugestões uma ou outra música que realmente gostamos, depois (antes da internet) selecionamos da mídia (rádio e televisão) aquelas trilhas que mais nos agradam, e depois da internet começamos a ir atrás daquilo que queremos escutar, de fato.
Todo o inicio desse processo ás vezes contribui para que experimentemos de tudo um pouco. E a ultima fase nos limita a desfrutar das nossas escolhas e nos isola do outro universo.

Fazendo essa reflexão acabei lembrando daquilo que  eu escutava quando era menor e percebi que  hoje eu estava com conceito deturpado daquilo que eu mesma  ouvia (e achava o máximo rsrsrs). No inicio eu ouvia de tudo: sertanejo, pagode, forró, rock, pop, axé, enfim, quando cresci me limitei a escutar só aquilo que eu achava que devia (rock e pop) - e olha que eu sempre fui muito eclética. Mas olhando ao meu redor e pro meu passado, e toda influência que eles trouxeram e trazem para mim, eu comecei a dar conta de que eu estava perdendo um pouco por não abrir espaço na minha playlist para conhecer outros estilos dos quais eu sempre ficava afastada.

Existe um mérito muito grande por você se identificar e escolher um estilo de musica como predileto. Essa escolha é feita por uma série de critérios pessoais pelo qual cada musica que você ouve vai sendo filtrado, é uma maneira crítica de se escutar e vivenciar a música. Mas é importante também repensar no porque você não gosta de determinados tipos de música e ainda que não goste, de se limitar a deixar de escutá-los ou achar que os critérios pessoais de outras pessoas são menos relevantes que o seu.
Ouvir música é pessoal, é o seu momento, são as suas emoções, seus talentos, sua história; se você acha isso relevante, dê importância ao “isso” de outra pessoa também. E acredite, existe muita musica boa nesse mundo pra se limitar a escutar uma só!



Arquivo do blog

Yuri Moreira Design. Tecnologia do Blogger.

Eu curto o Blog

Estamos em todo canto

Seguidores

Espiando o blog

Procure aqui