Pra começar, como sou nova no HL,então acho que eu devia dar uma palavrinha sobre mim.
Meu nome é Rafaela, tenho 18 anos, e estou no primeiro semestre de Medicina Veterinária. Sou viciada em café, em seriados, livros e filmes de terror. Também sou ateia, pró aborto e luto contra qualquer tipo de preconceito. Sendo assim, acho que não é surpreendente dizer que sou feminista. E é sobre isso que eu realmente vim falar hoje.



Não é novidade pra ninguém que vivemos em uma sociedade machista, sexista, e heteronormativa. E é contra esses padrões que entra a luta do feminismo. Ao contrário do que muita gente pensa, o feminismo não pretende tornar as mulheres as donas da sociedade - apenas exige o direito de cada uma delas de ser dona do próprio corpo e das próprias vontades. Feminismo é poder vestir o que quer no momento que julgar adequado, dizer o que pensa, se comportar como te der na telha. E olha, isso é muita coisa!

O machismo está tão entranhado na sociedade que já o tomamos como algo normal e, pior, terminamos por repeti-lo. Quem nunca ouviu do pai, do irmão ou até da mãe: "troca esse short/saia que é perigoso sair assim sozinha"? Colocamos na cabeça que, se saímos de roupa curta, estamos pedindo pra ser estupradas. Somos vagabundas, vadias, prostitutas. E que o homem não tem controle dos seus instintos, então cabe a nós, mulheres, nos limitarmos pra garantir o nosso simples direito de não ser violadas. Crescemos, viramos mães, professoras, formadoras de opinião, e passamos adiante essa informação. Damos continuação ao machismo. Soa absurdo quando colocado assim, não?


Há tanta coisa errada nessa cultura do estupro que é difícil de colocar em um post só (principalmente porque estou tentando não fazer disso um livro). A começar pela ideia de que o homem não tem controle sobre seu desejo sexual. Gente! Mulheres gostam de sexo tanto quanto homens! O mesmo desejo que você sente quando vê um cara - ou uma garota - interessante, é o que o homem sente quando te vê de shortinho. E, acredite em mim, se você consegue voltar pra casa sem estuprar ninguém, ele também consegue.

Além disso, existem os "pequenos" machismos do dia a dia, como cantadas de rua e as famosas piadinhas no maior estilo "lugar de mulher é na cozinha" e "mulher ao volante, perigo constante". No final, ficam aquelas perguntas: por que um homem sem camisa na rua é normal, e uma mulher de topless, por exemplo, é vagabunda? Por que conversa de mesa de bar é uma coisa comum, mas é feio mulher falando palavrão? Por que o cara que pega dez na balada é pegador, e a moça que faz exatamente a mesma coisa é puta? Por que a sexualidade, o corpo e as vontades da mulher são pecaminosos, feios, errados?

Pensem sobre isso!

Arquivo do blog

Yuri Moreira Design. Tecnologia do Blogger.

Eu curto o Blog

Estamos em todo canto

Seguidores

Espiando o blog

Procure aqui