No post anterior terminamos falando das meia calças, que por falta de nylon elas foram deixadas de lado pelas consumidoras e a meia soquete - ou a perna nua - tornou-se a queridinha da vez. O que vocês ja devem saber é que na década de 40 tudo estava escasso por causa da guerra, por isso peças eram reaproveitadas ou diminuídas - como no caso da meia - mas sem perder a elegância. 
O racionamento de materiais foi imposto pelo governo, e isso incluía os tecidos utilizados na confecção das roupas. Apesar disso tudo a moda sobreviveu 'a guerra'.




Nos anos 40, os cabelos das mulheres estavam mais longos do que nos anos 30. Por esse motivo os grampos eram usados para prender o cabelo e formar cachos. A maquiagem se limitava a 'receitas' caseiras - em sua maioria - e alguns fabricantes recarregavam as embalagens de batom, já que o metal estava sendo utilizado para fins bélicos. Por causa da simplicidade no vestuário a mulher começou a investir nos chapéus, e nessa época surgiram vários tipos. Logicamente a alta-costura se restringia as mulheres dos homens importantes da guerra como comandantes, por exemplo.




Podemos destacar famosos estilistas como Jacques Fath (1912-1954) - que se tornaria muito popular nos Estados Unidos após a guerra -, Nina Ricci (1883-1970) e Marcel Rochas (1902-1955). Outro estilista importante foi o inglês Charles James (1906-1978), que, no período de 1940 a 1947, em Nova York, criou seus mais belos modelos. Chegou a antecipar, em alguns, o que viria a ser o "New Look", de Christian Dior.




E assim encerra o nosso tópico sobre a década de 40. No próximo post - terceira parte dessa temática - teremos a primeira parte dos anos 50, seguida de um post com a segunda parte sobre a mesma época e depois uma comparativa entre as duas épocas e o contemporâneo. Comparações como roupas daquelas épocas que ainda usamos. No ultimo post eu disponibilizarei fotos EXCLUSIVAS em jornais da década de 40/50 de modelitos usados em ambas as décadas.



0 comentários:

Arquivo do blog

Yuri Moreira Design. Tecnologia do Blogger.

Eu curto o Blog

Estamos em todo canto

Seguidores

Espiando o blog

Procure aqui