Que a vida é curta, disso sabemos. Tanta gente sobrevive por aí, mas esquece de viver, não é mesmo?
Estamos no automático há tanto tempo que mal percebemos. E é triste! É triste ver pessoas tomando atitudes automáticas. E daí a gente para e te pergunta: você é uma dessas pessoas? 



Estou indo para os meus 23 anos, e tenho cada vez mais certeza de que ainda não fiz nada nessa vida, vivi com receio de viver. Triste né? Mas nada que eu não possa mudar.
Então, 'matutando com meus botões' comecei a enumerar coisas que todos nós deveríamos fazer antes de deixarmos esse mundo, porque um dia todos nós morreremos, indiscutivelmente. 
Lembra daquela velha fala que todo mundo repetia por aí sobre como deixar o seu legado no mundo? Aquela que dizia:  'escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho'.
Não descarto nenhuma dessas dicas na nossa longa lista de 40 itens.
Vale ressaltar que estamos aqui sem hora marcada de partida (meio conflitante né?), então carpe diem, devemos viver cada dia de maneira única (mas conscientemente). Vamos ao que interessa né? 'Que o tempo ruge e a Sapucaí é grande.'

1. Seja você mesmo. A vida é muito curta para perder tempo tentando ser outras pessoas.
2. Plante uma árvore. E cuide dela, né? Custa nada. Cuidar de uma plantinha faz um bem tão grande, que mal percebemos o efeito maravilhoso que tem em nossa vida.
3. Adote um animal. Em um mundo onde tudo é descartado, você precisa fazer diferente. Adote um bichinho, dê um nome a ele, cuide dele e os reflexos serão intensos em sua vida. Quem cuida, sente algo único como recompensa. 
4. Valorize seus familiares. Namorados (as) vêm e vão, amigos também (ok que os bons ficam). No fim sempre te restará aqueles que te deram a vida, que te criaram, que cresceram com você. Então valorize-os, seja agradecido.
5. Ligue para os seus primos distantes. A gente cresce com esse pessoal e depois cada um vai para o seu lado e acabam se esquecendo, a rotina toma conta de tudo. Então lembre-se sempre de ligar para essas pessoas que fizeram parte de sua vida. Reviva momentos, dê boas risadas, lembre-se deles e não deixe que momentos ternos se percam na memória.
6. Largue o emprego, se não gosta dele. (Mas certifique-se de que não morrerá de fome)
7. Declare-se! Várias e várias vezes, para amigos, pais, namorado, namorada, seja quem for. Só lembre-se de estar sendo sincero no que diz. 
8. Faça! Pare de adiar as coisas que tanto quer fazer. A grama do vizinho só é mais verde, porque ele sai pra regar ela todo dia, né querido? Vamos logo levantando dessa cadeira para agir. Antes feito, do que perfeito (ou não feito).
9. Troque um vício ruim por um hábito bom. Deixe de fumar e comece a fazer caminhada, troque refrigerante por suco em sua dieta, durma cedo e acorde cedo, em vez de dormir tarde e acordar cedo. Essas coisas que todo mundo sabe que faz mal, mas insiste em continuar fazendo.
10. Aprenda a dizer não. A vida já é curta demais para a gente sair por aí fazendo coisas que não quer, só por não aprender a usar uma pequena palavrinha: NÃO.
11. Ame com toda força. E se não der certo, você fez tudo o que podia, dane-se! O importante serão sempre os momentos bons vividos e guardados em nossa memória.
12. Presentei-se sempre. Já que é pra gastar com um presente caro, que seja pra você mesmo. E melhor, quando comprar na loja mande embalar e leve para casa. É presente né? Pois então.
13. Vá ao show daquele seu artista favorito. Guarde dinheiro, venda alguma coisa que não usa mais, mas vá ao show que você tanto tem vontade. (se você tiver muitos artistas favoritos....ta frito hein!)
14. Tente adicionar arte a sua rotina. Faça dança ou tente pintar um quadro. Procure uma galera que curte artesanato ou faça customização. Leia poesia ou tente escrever um livro. Se você fracassar em todas, tente torna-se ao menos apreciador da arte, porque ela é fundamental para a subjetividade humana.
15. Inove nas suas relações. Não permita que caia na rotina, assim como outras atividades que temos diariamente. Surpreenda as pessoas com quem você se relaciona. Faça surpresas, presentei-as, declare-se (item 7), faça um jantar e convide-as, essas coisas que todo mundo deveria fazer com quem ama.
16. Aprenda a cozinhar. Acredite, você vai precisar dessa habilidade.
17. Aventure-se em algum esporte. Pelo menos para poder responder no Ask (além de fazer bem a saúde em vários aspectos): Qual a coisa mais perigosa que você ja fez? 'Pulei de pára-quedas, uhul'.
18. Tente aprender uma língua nova. Além de ser divertido, vai ser de grande ajuda para o seu currículo. Sem contar que também é divertidíssimo xingar as inimigas sem elas ao menos imaginarem do que se trata.
19. Ouça bastante música. De todos os tipos, até achar o seu tipo preferido. Cante junto, performe no quarto, viva a música...repetidas vezes.
20. Assista ao nascer do sol. Clichê, mas uma delicia. 
21. Viaje sozinho (a). Curta a si mesmo. Pague um lugar onde você sempre quis ir e divirta-se (mesmo que seja só por um dia). 
22. Reúna os amigos. Mesmo que fracasse várias vezes, tente reunir os amigos do colegial, da infância. Faça um almoço, troquem figurinhas, conheça os parceiros deles, observe o avanço que tiveram. É sempre bom esse tipo de reunião.
23. Invista nos estudos. Que vamos morrer, é previsível. Mas não é por isso que você deve sair por aí fazendo loucuras, como se o mundo fosse acabar amanhã (pode ser que ele não acabe). Então invista nos estudos, e que seja na área que te faça bem.
24. Cumprimente os vizinhos. Tem gente que mora na mesma rua a vida toda e mal sabe o nome dos vizinhos. Gente que acompanha nosso crescimento e que, querendo ou não, faz parte de nossa vida.
25. Respeite o seu corpo. (Caso tenha planos de viver por um bom tempo)
26. Acredite em algo. Nem que seja na teoria do big bang ou nos power rangers.
27. Fotografe os bons momentos. Temos boa memória, mas infelizmente não conseguimos guardar tudo (com detalhes) em nossa mente. Nada que uma fotografia não resolva. Coisa mais gostosa desse mundo é pegar uma foto e relembrar a sensação que se teve naquele momento que passou.
28. Procure a sua turma. Já ouviu aquela frase que diz 'eles que são brancos que se entendam'? Pois! Pra que se misturar com gente que não tem a sua vibe, não é mesmo? Procura gente que te aceite como você realmente é.
29. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. (meio que um reforço do item 8) Sabe-se lá se o amanhã existirá, não é mesmo? Pare de adiar coisas que podem ser resolvidas hoje. Êh preguiça!
30. Perdoe. E daí que a pessoa ferrou a sua vida? E daí que é um ser humano deplorável (exagerei)? Quando guardamos rancor só fazemos mal a nós mesmos. Então perdoe logo esse caralho. 
31. Dance. Até doer os pés, até as pernas pedirem cama, até contaminar todo mundo que está a seu redor. Liberte seus demônios. Dance!
32. Leia. Os grandes clássicos, auto-ajuda ou seja lá o que te faz bem. Embarque em novos mundos.
33. Ouça o que os outros tem a dizer. Aprenda a ouvir as pessoas, mesmo que não concorde com suas ideologias. Todo mundo tem algo a nos acrescentar.
34. Tenha um filho. (clichê, não podia faltar) Ou quantos quiser, só certifique-se de que tem dinheiro para sustentar uma família com 20 cabeças (faz de conta que o Bolsa Família morreu).
35. Liberte-se de tudo que amorteça suas emoções. Drogas, bebida, diazepam (haha), essas coisas. Se for necessário usar, tente diminuir as doses. 
36. Faça terapia. Tem coisas que nem os pais, nem os amigos, nem o namorado, nem o Keanu Reeves entenderia. Terapia é uma coisa que todos nós deveríamos fazer uma ou duas vezes na vida (inclusive o psicologo também). Edifica a alma, organiza as ideias.
37. Ajude alguém. Pode ser um conselho, uma pessoa faminta, alguém que não sabe costurar ou até dando o telefone do eletricista. Pratique isso sempre que tiver a oportunidade. Efeito garantido por especialistas (maybe).
38. Comece um negócio próprio. Nem que seja uma empresa de torradas com aroma de orégano, o importante é que seja seu. 
39. Reconheça o seu erro e peça desculpas (caso necessite). Importantíssimo para viver bem.
40. Tente melhorar a sua interpretação. 90% dos problemas que temos é devido nossa má interpretação, o que pode ser um texto, uma situação, uma expressão facial de alguém. Certifique-se de que a sua interpretação não foi equivocada. Conteste, pergunte, leia, releia.

No mais, viva! Obvio que ninguém é obrigado a fazer tudo isso, mas com toda certeza se fizermos 50% da lista já notamos uma diferença na qualidade de vida.
Tudo nessa vida requer paciência e prática, então não espere sucesso na primeira tentativa. De toda forma, insisto que você INSISTA (a redundância foi proposital).
O primeiro item é 'Seja você mesmo', o que sugere que você faça cada uma das 40 dicas com seu jeito próprio de ser.
E aí, concordam com a lista?




Laryssa Carvalho tem 22 anos e ainda não se acostumou com a ideia de ter 22, que dirá 23.
Já mudou de curso na universidade 03 vezes e ainda acha que, mesmo assim, ainda pode embarcar em outros mundos.
Já adotou muitos bichos, mas nunca plantou uma árvore, nem teve um filho.


Arquivo do blog

Yuri Moreira Design. Tecnologia do Blogger.

Eu curto o Blog

Estamos em todo canto

Seguidores

Espiando o blog

Procure aqui