Fala-se muito sobre Reeducação Alimentar, mas a verdade é que pouco se pratica. Conheço dezenas de pessoas que foram transformadas por essa prática, além dos vários depoimentos que leio desse mundão virtual.
É impressionante saber que toda essa transformação da-se num tempo saudável - diferente das dietas que são rápidas, entretanto fazem com que os quilos voltem em dobro.
Eu venho fazendo a RA (reeducação alimentar) por mais ou menos dois meses, e tenho percebido uma diferença enorme no meu corpo. Vale ressaltar que estou fazendo uma RA meio capenga, na tpm eu relaxo e como um monte de besteira. Mas, é tpm né? Ninguém segura uma mulher nesses dias.
Em janeiro fiz um post aqui no blog falando sobre a RA e lançando um desafio. Pois bem, será relançado HOJE! No dia 08 de agosto (próxima segunda-feira) iniciarei a reeducação alimentar da forma correta para que você aprenda junto comigo a fazer essa reforma alimentar. Tudo será muito simples, postarei os meus cardápios e farei uns comentários pessoais. Além disso teremos dicas diárias sobre saúde, e "dicas magras".
Mas, antes que tal sabermos tudo sobre a reeducação alimentar?

O que é reeducação alimentar?
reeducação alimentar nada mais é que adotar uma rotina regular, obedecendo aos horários corretos das refeições e controlar certos vícios e exageros. Além de melhorar a qualidade de vida e a saúde, reeducar os hábitos alimentares ajuda a perder os quilinhos extras e fugir daquele engorda-emagrece provocado pelo efeito sanfona.
Com a reeducação alimentar não é preciso apenas comer frutas, verduras e legumes. Podemos comer tudo o que desejamos, mas de uma forma controlada e em pequenas porções.

Dicas para uma começar sua reeducação alimentar:

1. Dê um jeito de ter apenas alimentos saudáveis em sua geladeira. Sabe os doces e refrigerantes? Dê para alguém, ou jogue fora. Nada de tentações!
2. Ingira muita água, no mínimo 2 litros por dia, isso ajudará na hidratação corporal.
3. Evite bebidas alcoólicas, pois são calóricas e não fornecem nutrientes ao organismo.
4. Faça suas refeições com tranquilidade, mastigue bem os alimentos, isso facilita a digestão.
5. Aumente o número de refeições por dia e diminua a quantidade, ou seja, faça de 5 a 6 refeições diária porém diminua a quantidade de alimentos. E, não substitua o almoço ou jantar por lanches rápidos.
6. Controle o uso do sal, evitando assim a hipertensão.
7.Temperos (alho, orégano, cebola) podem ser utilizados à vontade, ajudam a melhorar o sabor dos alimentos.
8. Evite frituras, porém se não conseguir coma 1 vez a cada 7 ou 15 dias. Prefira alimentos cozidos, assados ou grelhados.
9. Inicie suas refeições pelas saladas, pois possuem fibras, as quais ajudam a dar sensação de saciedade e auxiliam na digestão.
10. Sucos, vitaminas e saladas de frutas devem ser ingeridos logo após o preparo, evitando assim a perda das vitaminas.
11. Alimentos como feijão, ovos, carnes e espinafre são ricos em ferro, seu consumo se faz necessário pois ajudam a  evitar a anemia.
12. Desconfie das saladas. 
Encher o prato de azeitona, milho, batata frita, queijo ralado, maionese e frios não é "almoçar salada". Mesmo que tudo isso venha em cima de uma folha de alface. Vale mais a pena comer umas folhas de entrada e, em seguida, um prato de verdade, porém light (carne grelhada com legumes e um pouco de arroz ou batata). E fuja dos molhos de queijo!
13. Nunca abra um pacote de biscoito quando estiver sozinha. 
"Nem os monges tibetanos" possuem força de vontade suficiente para abrir um pacote de biscoito e comer um só. Portanto, não faça estoque desse tipo de tentação em casa. Dê vazão ao seu desejo de experimentar o último lançamento do gênero durante à tarde, de preferência no escritório. Abra o pacotinho e ofereça a delícia para todo mundo, na maior simpatia. Não vai sobrar mais do que dois ou três para você. 
14. Conquiste seu espaço na geladeira. 
Se você mora com outras pessoas e ninguém está a fim de entrar no seu novo e sensato programa nutricional, tome posse de uma prateleira da geladeira. 
15.  Seja um pouco natureba.  
Coloque no cardápio pelo menos um item integral por dia. Arroz, pães e massas brancas têm menos fibras, vitaminas e minerais do que as receitas em que entram os grãos inteiros. Diminuindo o açúcar e o adoçante, aos poucos você irá reeducando o seu paladar a pedir menos doces. Aproveite para ler um daqueles livros radicais que vão te assustar demais para entupir-se defast-food.

Prontinho meninas. Temos até segunda-feira para arrumar tudo para um ótimo começo (sem final) na Reeducação Alimentar. Força a todas.

0 comentários:

Arquivo do blog

Yuri Moreira Design. Tecnologia do Blogger.

Eu curto o Blog

Estamos em todo canto

Seguidores

Espiando o blog

Procure aqui